As formigas domésticas estão presentes em quase todos os lares. Geralmente, as pessoas só dão conta de que são um problema quando a infestação está muito avançada, o que dificulta ainda mais o controle da praga. É muito comum o uso de venenos encontrados em mercados, e também da mistura de detergente com água, mas esses métodos dificilmente conseguem ser eficientes.
A dedetização de formigas deve ser realizada por empresas especializadas, que vão utilizar de produtos e técnicas específicas acaba acabar ou controlar a praga. O uso de inseticidas em formato spray não é eficaz para o controle de formigas, pois fragmenta as colônias. Um dos métodos utilizados é o inseticida em formato aerosol. O produto é aplicado em pequenos furos na parede, para atingir todos os caminhos que as formigas percorrem, como canos e conduítes de cabos elétricos. Outra maneira eficaz é a utilização de iscas tóxicas, que possuem ação lenta e oferecem riscos mínimos para outros animais.
Existem diversos estudos que afirmam a contaminação de formigas com fungos, distribuindo os mesmo por onde passam, inclusive dentro do seu ninho. Fungos causam alergia, doenças respiratórias e micoses. As formigas são vetores de bactérias também, espalhando diversas infecções por onde passam. Devido a isso, nunca consuma alimentos que as formigas tiverem contato. Vômitos, diarreias, tuberculose, e até mesmo lepra, são transmitidos dessa maneira pelas formigas. São doenças bem semelhantes às transmitidas pelas baratas.
Além das contaminações, a picadas delas também pode ser perigosa. Algumas pessoas que são mais sensíveis podem apresentar reações alérgicas intensas, levando a crises anafiláticas. Coceira, dor, vermelhidão e bolhas, são sinais de reações alérgicas à picada. Os prejuízos causados pelas formigas não se resumem apenas à saúde. Elas têm grande potencial para prejudicar instalações elétricas e aparelhos eletrônicos. Sua picada libera toxinas ácidas, que correm cabos e componentes eletrônicos.
As formigas se multiplicam muito rapidamente, conseguem encontrar abrigo e alimento em quase qualquer local. Para evitar uma infestação de formigas sempre mantenha a higiene do lugar, evitando, também, deixar alimentos ou restos de lixos expostos.
Para acabar definitivamente com uma infestação é preciso contratar uma dedetizadora residencial. Os profissionais especializados vão conseguir identificar os tipos de formiga que vivem no local, aplicar os agentes químicos corretos e eliminar completamente a praga. Após o combate, é preciso manter o local sempre limpo, e se possível, fazer a dedetização preventiva.