Um dos parasitas mais comuns no meio urbano é o carrapato. Alimentam-se do sangue de animais, ficando quase sempre em contato com a pele deles. Muito pequenos, porém extremamente perigosos, tanto para os animais de estimação quanto para o homem, o carrapato causa reações alérgicas e lesões na pele. É fácil encontrar carrapatos em cães e gatos, principalmente os que circulam muito na rua ou em terrenos baldios.
As fêmeas se alimentam nos animais, mas colocam seus ovos em plantas, frestas e outros locais protegidos do tempo. Sua picada causa dor e desconforto, por isso vemos os animais se coçando de maneira enérgica. Este pode ser um sinal de que o bichinho está hospedando algum carrapato, por isso é preciso ficar atento.
A espécie que geralmente se encontra nos animais domésticos é a do carrapato marrom. Eles se instalam em locais de difícil acesso, tanto para os animais quanto para nós, como o interior das patas, orelhas e dobras do animal. Contudo, passeiam pelo corpo todo a fim de encontrar um ponto com boa circulação de sangue para se alimentarem.
A principal doença que eles transmitem é a famosa “doença do carrapato”. Esta infecção ataca os glóbulos do animal, trazendo problemas na corrente sanguínea, dificultando a coagulação e prejudicando as defesas do organismo. Por isso, eles ficam muito fracos e acabam pegando anemia e outras doenças. O carrapato estrela costuma ser bem mais perigoso, tanto para humanos quanto para as estimações. Ele transmite a febre maculosa, atacando principalmente em animais de médio e grande porte.
Sua reprodução acontece durante o ano todo, por isso é muito difícil controlar uma infestação de carrapatos. O exercício tem que ser constante. A melhor forma de combate-lo é cuidar sempre dos animais, e também fazer a correta limpeza do ambiente, seja uma dedetização de empresas ou residencial. Eles podem estar em matagais, móveis, lajes ou qualquer outro local mais quente. Não adianta apenas passar remédio no animal, o local também precisa de muita atenção e cuidados corretos.
O veterinário é quem deve investigar e promover ações para manter os animais sempre protegidos e saudáveis. Contudo, o ambiente deve ser estudado por uma empresa de dedetização especializada. O trabalho precisa ser muito eficiente, pois, se sobrar uma única fêmea, toda a praga pode se alastrar rapidamente de novo.
Carrapatos se movimenta pelo chão e também pelas paredes. Se instalam em quase todos os lugares e se espalham de forma muito acelerada. O estrela costuma picar humanos também, então em regiões onde existe cavalos, gado ou capivaras fique atento. Evite sentar na grama desprotegida ou até mesmo circular descalço. Muitas vezes os carrapatos podem estar em terrenos de vizinhos, e como não é possível contar com a limpeza do local de terceiros, faça uma dedetização e garanta a segurança da sua casa.