As aranhas podem se espalhar muito depressa e facilmente se tornar uma infestação de difícil controle. Se alimentam basicamente de insetos, com isso, e principalmente em um ambiente doméstico que não faz controle de pragas, conseguem fontes abundantes de comida para se reproduzirem.
São facilmente identificadas por suas teias nos cantos de paredes, atrás de móveis e outros locais com pouca luz. Sua reprodução é acelerada devido a capacidade de colocar dezenas de ovos por vez. Em muitos casos comuns de infestação é necessário contratar uma dedetizadora local para realiza o controle e extermínio de pragas.
Todo o território nacional é repleto de muitas espécies diferentes de aranhas, sendo boa parte delas ofensivas, com grande potencial de lesão ou até mesmo de matar seres humanos. Contudo, as mais perigosas geralmente são encontradas mais afastadas da cidade, principalmente nas zonas rurais, chácaras e sítios. Terrenos com muito lixo ou matagal costumam atrair muitas aranhas.
Apesar de menos recorrentes, ainda existem muitos casos de ataque de aranhas na área urbana das cidades. As mais comuns são as a temidas armadeiras, caranguejeiras e a aranha marrom.
A aranha armadeira é a espécie mais perigosa que vive no Brasil. Encontra-se em todas as regiões, sendo muito comuns em vegetações rasteiras e mato baixo. Poucos tipos de picada desta aranha possuem cura. Já a picada da caranguejeira não é tão letal, mas causa alguns distúrbios nervosos parecidos com espasmos de convulsão, que podem se tornar complicações.
Dentro das residências a mais comum é a aranha marrom. Com apenas 4cm de tamanho, sua picada pode levar o tecido infectado à necrose e até mesmo a morte da pessoa infectada. Apesar de todo este perigo, a aranha marrom, não é muito ofensiva, atacando apenas quando se sente ameaçada ou sem opção de fuga.
Os casos de picadas de aranha marrom são muito comuns quando as pessoas tentam calçar sapatos fechados ou vestir alguma roupa sem prestar atenção. Os efeitos da picada desta aranha são demorados, surgindo horas depois do contato. Qualquer sinal de picada com vermelhidão, dor, manchas e febre procure um hospital.
Ao menor sinal de aparecimento de aranhas não hesite em contatar uma dedetizadora. Geralmente métodos caseiros são ineficazes para livrar o local destes indesejados hóspedes de 8 patas. Além de aniquilar todas elas, é necessário acabar com os ovos, para controlar de vez a infestação.
Todos os locais devem fazer a dedetização de aranhas preventivamente, garantindo assim, que uma infestação destes insetos não se inicie. A prevenção é a melhor forma de garantir a segurança de todos, principalmente em locais públicos e empresas. Você pode fazer uma dedetização preventiva na sua casa também.